Os acadêmicos do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) do curso de História das Faculdades Integradas de Taquara (Faccat), Elen Waschburger, Matheus Mathias, Jessé Teixeira, Marisa Lima, Moises Abraão Stein, Lana Martieli Schroer e Cleusa Evanise dos Santos, acompanhados da professora e coordenadora do curso, Dalva Reinheimer, participaram da XXI Jornada de Ensino de História e Educação, realizada em Caxias do Sul.
O encontro, que ocorreu entre os dias 26 e 29 de outubro, teve como tema "Interculturalidade, educação e diversidade: o que pode o professor de História?", onde o grupo do Pibid da Faccat apresentou trabalhos relativos às suas práticas em sala de aula, que foram selecionados após submissão ao comitê científico da jornada.
O evento é uma promoção da Associação Nacional de Professores e Pesquisadores em História (ANPHU /RS) em parceria com a UCS, em Caxias do Sul.
Além da participação nos simpósios temáticos, painéis e debates sobre o ensino de História, o grupo visitou a Igreja de São Pelegrino, patrimônio cultural por possuir pinturas e afrescos do pintor Aldo Locatelli, e conheceu uma réplica de um castelo medieval que abrigava uma vinícola.
Abaixo os trabalhos aprovados para apresentação:
Trabalhando o patrimônio: prédios, objetos e fotografias
Acadêmico: Moisés Abrãao Stein
O seguinte trabalho tem por objetivo relatar atividades que foram realizadas pelo PIBID, no ano de 2014 com os 6° anos.
As turmas que realizaram tal atividade foram às turmas 62/9, 63/9 e 65/9 da escola EEEM Willybaldo Bernardo SamrslaCIEP,
da cidade de Taquara-RS. Para começar as atividades, os professores Marisa Lima da Silva, Matheus Mathias, e
Moisés Abraão Stein, introduziram o município de taquara, para poder trabalhar o patrimônio da cidade e ver o que os
imigrantes ou as culturas anteriores deixaram, para nós. Atividade esta que no começo foi planejado de um jeito e por
fim tivemos que fazer algumas modificações ou adaptações, mais que mesmo assim tivemos resultados positivos durante
a realização de tais atividades. Alunos perceberam que objetos antigos têm grandes valores para as pessoas que o
guardem, e que muitos dos objetos que foram vistos nas aulas, seja o objeto mesmo ou a fotografia, foi objetos que hoje já não se utiliza mais, ou objetos que evoluíram mais que foram utilizados por seus país ou avós. Por fim compreenderam
que patrimônio não são apenas os prédios, mais sim também os objetos ou até fotografias.
Palavras-chave: Patrimônio, Objetos, Antigo (s), Cultura.
O negro em seus processo histórico e cultural no Brasil: mediações e metodologias no campo docente
Acadêmicos: Cleusa Evanise do Santos, Jessé Teixeira da Silva e Lana Martiéle Schröer
O Projeto apresentado se aplicou em uma turma de primeiro ano de Ensino Médio, definiu-se na lei 10.639/03 que versa
sobre o ensino da história e cultura afro-brasileira e africana, ressaltando a importância da cultura negra na formação da
sociedade brasileira. Tomou-se como base a importância de conhecer as origens do escravo africano em sua vinda para o
Brasil; o contexto histórico do período estudado; o papel desempenhado pelo negro, destacando não apenas o serviço
desempenhado como escravo, mas também valorizando sua contribuição cultural, compreendendo o afro como uma das
matrizes culturais brasileira; e por fim, num recorte regional, identificando o negro no Rio Grande do Sul, ressaltando sua
participação na Revolução Farroupilha como Lanceiros Negros. No plano metodológico, além de textos foram utilizados
imagens e mapas, contextualizando sobre os temas propostos nas aulas. Valorizando sempre o diálogo com os alunos,
levantando problemáticas e reflexões em sala de aula, buscando conscientizar sobre a questão do racismo, fruto deste
passado escravista e ainda presente em nosso meio, bem como a importância de combatê-lo. Os objetivos traçados no
projeto foram: verificar o continente africano e a visão do negro pelo europeu, para entender os desdobramentos
históricos posteriores; analisar os tipos de trabalho e funções exercidas pelos escravos negros, para reconhecer o valor
desempenhado por estes na construção do estado; compreender o negro no contexto da Revolução Farroupilha e seus
desdobramentos, para verificar as injustiças cometidas e ocultadas; refletir sobre a questão racial, para conscientizar na
luta contra o racismo; conhecer a cultura afro-brasileira, para valorizar o afro no contexto histórico e sua importância na
construção cultural brasileira. Para finalizar está em desenvolvimento a atividade de um teatro a ser representado pelos
alunos, “Os Lanceiros Negros na Revolução Farroupilha”, um tema ainda bastante polêmico, mas que visa entender a
entrada dos negros escravos no conflito; e analisar o desfecho do movimento farroupilha e suas consequências para com
os negros que lutaram pela promessa de liberdade.
Palavras-chave: afro-brasileiro, cultura, escravidão, negro, racismo.
A cultura afra e afro-brasileira
Acadêmicos: Igor Tieres Glaeser, Moisés Abraão Stein e Vitória Nicolini Nunes
O presente trabalho tem por objetivo mostrar algumas atividades desenvolvidas pelo PIBID, ao longo do primeiro
semestre de 2015. Estas atividades foram realizadas nas aulas da disciplina de História, do 7º ano, no turno da manhã,
na turma 73/9 da escola EEEM Willybaldo Bernardo Samrsla-CIEP, da cidade de Taquara-RS. Entretanto trabalhou-se nas
aulas do PIBID, à cultura afra e afro-brasileira com o propósito de abordar a questão da diversidade racial, valorizando e
respeitando as diferenças, apontando as contribuições dos negros no patrimônio cultural, político e social no
desenvolvimento da sociedade brasileira. Ainda busca-se que o aluno estabeleça o respeito e valorização dos aspectos
cultural, religioso e social da cultura africana. Demostrando através de atividades teóricas e práticas a permanência desta
cultura na nossa sociedade, para que o aluno compreenda a mistura cultural africana no nosso cotidiano. Os resultados
obtidos foram relevantes, pois muitos de alunos perceberam que os africanos têm grandes influências na nossa
sociedade, seja ela na religião, comida, num aspecto cultural todo. Antes destas atividades, mesmos os alunos tendo
traços da cultura africana, não davam a mínima importância, ou simplesmente negavam suas origens. Após as atividades
os alunos muitos se descobriram com identidades diferentes, percebendo uma mistura de cultura em suas origens.
Perceberam também que os africanos contribuíram muitos para a formação da sociedade brasileira.
Palavras-chave: PIBID, Cultura, Identidade, Valorização.
Por uma aprendizagem histórica: estudando a diversidade cultural local
através de projeto
Professora: Dalva Neraci Reinheimer
Ao trabalhar um recorte regional/local temos que ter algumas reflexões, como não restringir o estudo somente à
realidade imediata, visto que a realidade local não se explica por si mesma, integra um contexto macro. Podemos afirmar
que o conhecimento local permite a problematização histórica, o que é, alias, indispensável à formação de consciência
histórica nos sujeitos e um dos objetivos do ensino de história. Na sua essência a abordagem histórica local através de
temática “diversidade cultural” permite uma problematização dos objetos de estudo da história. Na prática é necessário
haver um redimensionamento da figura do professor que passa a ser um pesquisador como uma medida das
investigações para suas intervenções no processo ensino/aprendizagem. Sendo assim ao fazer a transposição didática do
saber histórico para o saber escolar, precisa-se de um tema que contemple o estudo dos conteúdos sobre a formação e a
realidade dos alunos envolvidos no processo ensino aprendizagem. É nessa relação que ocorre a problematização
histórica. Este artigo apresenta um Projeto de Estudo que objetiva valorizar a diversidade cultural do Vale do Paranhana
e para desenvolve-lo optou-se pelo estudo do Patrimônio Histórico material e imaterial. No Projeto a aprendizagem
adquire mais significado, pois a ênfase ocorre nas relações e nos procedimentos por meio dos sujeitos envolvidos;
professores, alunos e a comunidade que participam através da pesquisa, das aulas e da socialização dos resultados.
Palavras-chave: Ensino de história – Patrimônio histórico – Projeto de Ensino – História local.
Confecção de máscara africana: uma metodologia para conhecer a diversidade
da cultura africana
Acadêmicos: Élen Waschburger e Salete Rodrigues
Trabalhamos com os alunos participantes do PIBID na Escola Felipe Marx/Taquara-RS o projeto interdisciplinar norteador
entre as licenciaturas que aborda as Relações Étnico-Raciais. Abordamos inicialmente os aspectos culturais do povo
africano, para quebrar com o pré-conceito criado muitas vezes. Percebemos que era necessário mostra-lhes primeiro a
riqueza cultural do continente africano, seus troncos linguísticos e a diversidade cultural das tribos, utilizando imagens
fotográficas e vídeos. Assim, propomos aos alunos produzir máscaras de ataduras com gesso, confeccionadas sobre seus
próprios rostos com o auxílio de colegas. Após a secagem das máscaras, foi abordado com os alunos sobre as cores e
simbologia adinkra, além de relatos sobre o uso das máscaras em festivais e os vários motivos de suas produções.
Através da produção das máscaras pode-se perceber a motivação dos alunos em pesquisar e estudar a cultura africana e
ansiosos por receberem suas máscaras de volta para exporem em casa e aos seus familiares.
Palavras-chave: PIBID, Relações Étnico-Raciais, Cultura, máscaras africanas.
Práticas e dinâmicas históricas em sala de aula
Acadêmicos: Marisa Lima da Silva, Matheus Mathias e Renan Monteiro Dreyer
O presente artigo busca relatar as ações desenvolvidas com os alunos bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de
Iniciação à Docência (PIBID) das Faculdades Integradas de Taquara (FACCAT) no Colégio Estadual João Mosmann, com
os alunos pertencentes a Turma 304. Através do tema “As Relações Étnico-Raciais”, buscou-se realizar atividades mais
dinâmicas e práticas com os discentes, tendo como pontos-chave escolhidos “A Cultura da Senzala”, “Religiões afrobrasileiras”,
“Simbologia das tribos africanas” e “Sarau do Conhecimento”, este último em desenvolvimento. Ao iniciar as
atividades pré-determinadas, havia-se ciência de possíveis dificuldades, em razão de grande desconhecimento sobre o
assunto pelos educandos, em especial pela religiosidade africana, observando o histórico da região a que pertencem, de
ser uma colônia de imigrantes alemães, sendo o enfoque principal de pesquisas regionais. Como forma de atrair a
atenção dos mesmos, foi pensado juntamente com a coordenação do projeto e o professor titular da turma, cuja escola
está situada no Vale do Rio dos Sinos, aulas em que os alunos tivessem oportunidade de manusear o tópico estudado
conjuntamente com a teoria, sendo ela apontada como o principal motivo de desinteresse pela disciplina de História. A
partir desta problematização, foi propício para o grupo bolsista elaborar trabalhos pedagógicos que possibilitou aproximar
os aprendizes ao conteúdo aplicado.
Palavras-chaves: dificuldades, desconhecimento, manusear, desinteresse, aproximar.
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