quinta-feira, 17 de julho de 2014

Visita ao Museu Almiro Grings e Casa de Pedra - Igrejinha


Nesta Quarta-Feira, 16 de Julho de 2014, a turma da 8ª série da E.E.E.M Felipe Marx realizou um visita de estudo ao museu Almiro Grings e na Casa de Pedra na cidade de Igrejinha. O passeio teve como objetivo mostrar um pouco da cultura alemã que povoou a cidade de Igrejinha,  foi a cidade que teve o maior número de imigrantes entre as cidades do Vale do Paranhana.

Os alunos da turma 81 começaram o passeio pela biblioteca municipal que é no mesmo espaço de onde se encontra o museu no Parque Almiro Grings, primeiramente exploraram a biblioteca que possuí uma videoteca, e muitos deles não sabiam o que era uma fita de VHS conhecendo neste momento. 

Logo após esta exploração pela biblioteca com um acompanhamento de um guia conheceram um pouco da arquitetura, costumes e objetos do dia a dia da comunidade alemã. Viram também como era um armazém na época, uma ferragem, uma igreja, e todos os objetos ou parte deles de como compunham estes estabelecimentos. Ficaram impressionados com a simplicidade com que viviam as pessoas da época, e notaram também que em algumas casas haviam alguns objetos como telefone e rádio, que somente as famílias mais ricas tinham em sua casa.

O final do passeio foi uma visita a casa de pedra Casa de Pedra, que fica em uma outra parte da cidade, ficaram admirados com a construção pois ela tem aproximadamente 170 anos de idade e mesmo assim esta em pé, do mesmo jeito, com todas as suas características originais até mesmo as madeira que lhe dão sustentabilidade e as que foram feitas as janelas e portas. Ouviram atentamente a explicação que a professora Dalva deu sobre a origem da casa, que como seu próprio nome diz é toda feita de pedra gres, e que originalmente servia como abrigo para os futuros imigrantes que se estabeleciam ali até o momento em que recebiam seus lotes de terra para a colonização do município.

Um comentário:

  1. Foi ótima a iniciativa dos pibidianos Cleusa, Lana e Murilo de realizar esse passeio de estudos com a turma. Os alunos aprenderam sobre a imigração alemã em nossa região de uma forma descontraída, mas sempre demonstrando muito interesse. Parabéns a todos.

    ResponderExcluir