quinta-feira, 17 de julho de 2014

Visita ao Museu Almiro Grings e Casa de Pedra - Igrejinha


Nesta Quarta-Feira, 16 de Julho de 2014, a turma da 8ª série da E.E.E.M Felipe Marx realizou um visita de estudo ao museu Almiro Grings e na Casa de Pedra na cidade de Igrejinha. O passeio teve como objetivo mostrar um pouco da cultura alemã que povoou a cidade de Igrejinha,  foi a cidade que teve o maior número de imigrantes entre as cidades do Vale do Paranhana.

Os alunos da turma 81 começaram o passeio pela biblioteca municipal que é no mesmo espaço de onde se encontra o museu no Parque Almiro Grings, primeiramente exploraram a biblioteca que possuí uma videoteca, e muitos deles não sabiam o que era uma fita de VHS conhecendo neste momento. 

Logo após esta exploração pela biblioteca com um acompanhamento de um guia conheceram um pouco da arquitetura, costumes e objetos do dia a dia da comunidade alemã. Viram também como era um armazém na época, uma ferragem, uma igreja, e todos os objetos ou parte deles de como compunham estes estabelecimentos. Ficaram impressionados com a simplicidade com que viviam as pessoas da época, e notaram também que em algumas casas haviam alguns objetos como telefone e rádio, que somente as famílias mais ricas tinham em sua casa.

O final do passeio foi uma visita a casa de pedra Casa de Pedra, que fica em uma outra parte da cidade, ficaram admirados com a construção pois ela tem aproximadamente 170 anos de idade e mesmo assim esta em pé, do mesmo jeito, com todas as suas características originais até mesmo as madeira que lhe dão sustentabilidade e as que foram feitas as janelas e portas. Ouviram atentamente a explicação que a professora Dalva deu sobre a origem da casa, que como seu próprio nome diz é toda feita de pedra gres, e que originalmente servia como abrigo para os futuros imigrantes que se estabeleciam ali até o momento em que recebiam seus lotes de terra para a colonização do município.

terça-feira, 15 de julho de 2014

Pintura Cerâmica - CIEP

Continuando os trabalhos sobre as Tradições Cerâmicas no Rio Grande do Sul, propomos as turmas 61/9 e 64/9 da Escola Willybaldo B. Samrsla que eles pintassem os vasos/potes cerâmicos que eles haviam fabricado na aula anterior. Lembramos aos alunos quais eram as cores utilizadas pelos índios: vermelho, preto e branco, mas mesmo assim cada um utilizou suas cores preferidas.


segunda-feira, 14 de julho de 2014

Casamento antigo - EMEF Ana Maria Fay dos Santos

Olá pessoal.
Devido aos "casamentos" que tivemos nas turmas 192 e 193 na Escola Ana Maria Fay, estamos fazendo algumas alterações nas fotos, para ficarem "antigas".
Turma 193:



























Turma 192:


terça-feira, 8 de julho de 2014

Oficina de Língua Portuguesa

Oi pessoal. Amanhã temos o segundo encontro da Oficina de Língua Portuguesa... Esperamos todos no Auditório FACCAT as 19h30m.

Confecção de Cerâmica no CIEP

Bom dia colegas.
Eu e meu grupo do Pibid do colégio Willybaldo B. Samrsla, em Taquara, realizamos no dia 26/06 uma atividade de confecção de cerâmica, com base em aulas sobre os povos ceramistas, tidas como foco os grupos da região sul do Brasil.
As duas turmas de sexto ano as quais atendemos desenvolveram as atividades muito bem, e pretendemos dar continuidade com eles nesse mesmo trabalho, colorindo seus vasos cerâmicos com auxílio de ilustrações e exemplos de como eram feitas as pinturas em cambucas e panelas pelos povos ceramistas brasileiros.

Turma 64/9:




















Turma 61/9: