Quando
nos propomos a pensar o ensino da história consideramos que a aprendizagem da
história seja considerada pelos jovens como significativa em termos pessoais,
de modo a lhes proporcionar uma compreensão mais profunda da vida humana.
Estudos demonstraram que sim, é possível a construção de idéias históricas
gradativamente mais sofisticadas, no que diz respeito à natureza do
conhecimento histórico. Mesmo os alunos
de séries iniciais constroem idéias de segunda ordem ao aprenderem história, se
a história aprendida for significativa. Temos como idéias de segunda ordem –
conceitos em torno da natureza da história; explicação, objetividade, evidencias
e por fim a narrativa.
Esses conceitos significativos estão
subjacentes na interpretação de conceitos substantivos como por exemplo;ditadura,
revolução, democracia, Idade Média, Segundo Reinado, Revolução Farroupilha,
Imigração.
A
partir dessa preocupação surgiu outro questionamento – Quais os “usos” que os
alunos fazem da história para sua orientação temporal e social? A resposta a
essa indagação é a consciência histórica de cada individuo. O individuo não
nasce com uma consciência histórica, essa é desenvolvida. E esse
desenvolvimento é a resposta a pergunta – Para que serve aprender história? Só
vale a pena aprender história para desenvolver bem essa consciência, pois aí é
que capacidades do individuo como o senso critico, a argumentação, a cooperação
se transformam em valores. E então esses indivíduos se tornam cidadãos e
agentes de mudança quando mais tarde vivenciarem esses atributos.
A
partir desses pressupostos tivemos o Encontro que foi mediado pelo professor
Dr. Nilton Pereira Mulet da UFRGS.
No
primeiro momento o professor Nilton falou sobre o ensino sobre o holocausto na
disciplina de História. Nessa fala foi enfatizado a necessidade de se fazer
abordagens que colaborem para o desenvolvimento da consciência histórica como
um meio de formar pessoas mais solidárias, comprometidas e participativas.
A
resposta às nossas indagações sobre o que, por que e como ensinar os conteúdos
de história foram discutidas e é possível, cada um a sua maneira, encontrar uma
resposta. Porém, inegavelmente, o ensino de história está comprometido coma a
formação humana e cidadã.
Professora
Dalva Reinheimer
Coordenadora
Pibid História Faccat
"Em relação ao encontro dos PIBID História FACCAT e UNISINOS, consideramos que o encontro foi muito proveitoso. Pela manhã, a palestra do Prof. Nilton Pereira Mullet nos fez pensar sobre o ensino de história em duas categorias: a questão do holocausto e o uso de jogos nas aulas de história. À tarde, a caminhada pelo centro histórico de Taquara nos levou a refletir sobre o conceito de patrimônio e a necessidade de preservar prédios históricos. A avaliação geral do encontro foi muito positiva. Prof. Marcos Witt, coordenador do PIBID História UNISINOS."
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