segunda-feira, 12 de maio de 2014

Encontro - PIBID e Ensino de História: por uma aprendizagem significativa

Quando nos propomos a pensar o ensino da história consideramos que a aprendizagem da história seja considerada pelos jovens como significativa em termos pessoais, de modo a lhes proporcionar uma compreensão mais profunda da vida humana. Estudos demonstraram que sim, é possível a construção de idéias históricas gradativamente mais sofisticadas, no que diz respeito à natureza do conhecimento histórico.  Mesmo os alunos de séries iniciais constroem idéias de segunda ordem ao aprenderem história, se a história aprendida for significativa. Temos como idéias de segunda ordem – conceitos em torno da natureza da história; explicação, objetividade, evidencias e por fim a narrativa.
Esses conceitos significativos estão subjacentes na interpretação de conceitos substantivos como por exemplo;ditadura, revolução, democracia, Idade Média, Segundo Reinado, Revolução Farroupilha, Imigração.
A partir dessa preocupação surgiu outro questionamento – Quais os “usos” que os alunos fazem da história para sua orientação temporal e social? A resposta a essa indagação é a consciência histórica de cada individuo. O individuo não nasce com uma consciência histórica, essa é desenvolvida. E esse desenvolvimento é a resposta a pergunta – Para que serve aprender história? Só vale a pena aprender história para desenvolver bem essa consciência, pois aí é que capacidades do individuo como o senso critico, a argumentação, a cooperação se transformam em valores. E então esses indivíduos se tornam cidadãos e agentes de mudança quando mais tarde vivenciarem esses atributos.
A partir desses pressupostos tivemos o Encontro que foi mediado pelo professor Dr. Nilton Pereira Mulet da UFRGS.
No primeiro momento o professor Nilton falou sobre o ensino sobre o holocausto na disciplina de História. Nessa fala foi enfatizado a necessidade de se fazer abordagens que colaborem para o desenvolvimento da consciência histórica como um meio de formar pessoas mais solidárias, comprometidas e participativas.
A resposta às nossas indagações sobre o que, por que e como ensinar os conteúdos de história foram discutidas e é possível, cada um a sua maneira, encontrar uma resposta. Porém, inegavelmente, o ensino de história está comprometido coma a formação humana e cidadã.
Professora Dalva Reinheimer


Coordenadora Pibid História Faccat

O professor Marcos Witt, coordenador do PIBID na Unisinos relatou sobre o encontro:
"Em relação ao encontro dos PIBID História FACCAT e UNISINOS, consideramos que o encontro foi muito proveitoso. Pela manhã, a palestra do Prof. Nilton Pereira Mullet nos fez pensar sobre o ensino de história em duas categorias: a questão do holocausto e o uso de jogos nas aulas de história. À tarde, a caminhada pelo centro histórico de Taquara nos levou a refletir sobre o conceito de patrimônio e a necessidade de preservar prédios históricos. A avaliação geral do encontro foi muito positiva. Prof. Marcos Witt, coordenador do PIBID História UNISINOS."

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