O lançamento do Programa Institucional de Iniciação à Docência (PIBID) 2014 ocorreu nesta quarta-feira, dia 19 de março, no auditório do campus das Faculdades Integradas de Taquara (Faccat), com a presença da coordenadora do PIBID na Faccat, Marlene Ressler; do secretário de Educação de Taquara, Antônio Edmar Teixeira de Holanda; da representante da secretária de Educação de Parobé, Vera Pires Cerveira; do representante do secretário de Educação de Igrejinha, Israel Lucas; e do diretor-geral da Faccat, Delmar Backes, além dos coordenadores, bolsistas e supervisores do programa dos Cursos de História, Letras, Matemática e Pedagogia.
Na ocasião, foram destacados os benefícios do PIBID, que integra acadêmicos da instituição, alunos, professores e diretores das escolas municipais e estaduais da região com o objetivo de conciliar a teoria e a prática pedagógica em sala de aula.
“Se existe o PIBID é para valorizar e viabilizar as licenciaturas. Este é um programa que ajuda os que não têm condições de estudar, um presente do cidadão que paga impostos”, enfatizou o diretor Delmar Backes, lembrando que só se faz desenvolvimento comunitário através da educação. Segundo ele, a intenção é ampliar este trabalho, tendo como ideal atingir todos os municípios do Vale do Paranhana
Conforme Marlene Ressler, a primeira edição do projeto, realizada em 2012, contou com 64 alunos bolsistas, seis escolas e nove supervisores. “O PIBID da Faccat para 2014 concederá 94 bolsas para alunos dos cursos de licenciatura e terá 15 supervisores de escolas públicas supervisionados por cinco coordenadores da Faccat. Foram contempladas escolas municipais e estudais de Taquara, Igrejinha e Parobé.
O PIBID é um programa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) que tem por finalidade fomentar a iniciação à docência, contribuindo para o aperfeiçoamento da formação de docentes em nível superior e para a melhoria da qualidade da educação básica pública brasileira.
É uma iniciativa para o aperfeiçoamento e a valorização da formação de professores para a educação básica, concedendo bolsas a alunos de licenciatura participantes de projetos de iniciação à docência desenvolvidos por Instituições de Educação Superior (IES) em parceria com escolas de educação básica da rede pública de ensino.
De acordo com Marlene Ressler, os projetos promovem a inserção dos estudantes no contexto das escolas públicas desde o início da sua formação acadêmica para que desenvolvam atividades didático-pedagógicas sob orientação de um docente da licenciatura e de um professor da escola.
Texto e fotos: Roseli Santos
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