quinta-feira, 27 de novembro de 2014

Retrospectiva PIBID 2014 - Escola Ana Maria Fay dos Santos

O grupo de bolsistas formado por Élen Waschburger, Salete Rodrigues e Vanuza Mittanck encerraram na tarde de ontem (26/11/2014) as atividades na Escola Ana Maria Fay dos Santos de Parobé. As acadêmicas produziram o vídeo de retrospectiva das atividades e ações realizadas ao longo do ano nas turmas 192 e 193 (9º ano).

 

quarta-feira, 12 de novembro de 2014

Caminhando pela Cidade de Taquara

Passeio com os alunos da Escola Willybaldo B. Samrsla realizado no dia 30 de outubro, onde os alunos puderam conhecer o Centro Histórico de Taquara e ter uma melhor visão sobre o Patrimônio da comunidade onde vivem. Neste dia também foram recebidos pelo vice-prefeito do Município de Taquara Dr. Carlos Pimentel em seu gabinete e lá tiveram um bate- papo com o vice-prefeito.


quinta-feira, 6 de novembro de 2014

Participação na XX Jornada de Ensino de História - FURG (Rio Grande)

Boa tarde!

Retornamos ontem da cidade de Rio Grande, no Rio Grande do Sul, onde está localizada a Universidade Federal de Rio Grande (FURG) que neste ano sediou a XX Jornada de Ensino de História, evento que ocorre todos os anos e que faz parte das atividades realizadas pelo GT de Ensino de História/RS, da ANPUH-RS.

Neste ano tivemos a apresentação de 10 trabalhos realizados através do PIBID:
- Caminhando pela Cidade - Dalva Reinheimer, Élen Waschburger e Murilo Cezar Flores
A preocupação com a memória e o patrimônio histórico-cultural vem ganhando espaço no processo de contribuir para o fortalecimento de identidades e memórias. Entendemos aqui o patrimônio como o lugar de fazeres sociais, espaço privilegiado de conflitos e de constituição de memórias coletivas. Este patrimônio é possuidor de múltiplas falas e experiências, daí a importância da ampliação da noção de preservação, possibilitando que o patrimônio seja apropriado materialmente por diversos grupos, que lhes dará usos. O patrimônio cultural deve ser preservado pela manifestação da consciência da população. Entendendo que a cidade de Taquara possui elementos arquitetônicos relevantes para sua história desenvolvemos o projeto Caminhando pela cidade, que é aplicado como uma oficina de educação patrimonial. A educação é o meio mais eficaz de garantir a preservação dos bens patrimoniais. Para tanto foi elaborado um roteiro do centro histórico da cidade que se traduziu em um mapa didático. Acompanha ainda uma mídia digital com a ficha dos prédios considerados patrimônio arquitetônico. O material permite que professores e alunos identifiquem os prédios e sua história no contexto histórico da cidade, pois o mapa apresenta textos e imagens antigas e atuais. Assim, acredita-se que a visita aos prédios passará a ser uma verdadeira aula de conscientização histórica e cultural.

- Educação Patrimonial: o uso dos espaços históricos taquarenses para a aprendizagem da história regional - Dalva Reinheimer, Élen Waschburger e Salete Rodrigues
O presente trabalho refere-se ao trabalho realizado na Escola Estadual Willibaldo Bernardo Samrla – CIEP – a partir do subprojeto “Historiando aqui e agora” de História, através do PIBID. Nosso trabalho tinha como objetivo integrar o aluno no contexto histórico de Taquara, identificando-se como agente consciente de que os prédios contam a história da cidade, pois muitos se sentiam a parte do município. A metodologia abordada foi de exposição e explicação da história dos prédios através de recursos multimídia. Também foi realizado uma visita técnica ao centro da cidade para fechamento do estudo. Os resultados foram perceptíveis com as atividades realizadas, principalmente no decorrer da visita técnica, pois foram relembrando o que foi trabalhado em aula, sendo também produzido um curto texto relatando a importância de preservar o patrimônio histórico de uma cidade.

- Teatralizando o "Casamento Antigo": análise de imagens e representação da cerimônia - Élen Waschburger, Salete Rodrigues e Vanuza Alves Mittanck
Trabalhamos com os alunos participantes do PIBID na Escola Ana Maria Fay dos Santos a origem do município de Parobé, seus primeiros habitantes e como se formaram as primeiras famílias, sendo trabalhado também as características dos casamentos realizados no final do século XIX e início do XX. Destas atividades surgiu o interesse dos alunos sobre os costumes, tradições e motivos pelos quais os casamentos eram realizados, ficando surpresos com a prática de dotes, arranjos familiares e acordos que eram firmados através dos laços de casamento. Assim, propomos aos alunos dramatizarem uma cerimônia de "casamento à antiga", levando em consideração os trajes, motivos e comportamento da década de 1920. Buscamos desta forma tornar significativo aquilo que se aprende ao relacionar os conteúdos ensinados ao cotidiano vivido, pois ao representar estavam transmitindo o que haviam aprendido em sala de aula. Os alunos se dividiram em grupos, representando diversos personagens de roteiro escolhido com antecedência. Cada um responsável por uma tarefa como personagens, auxiliares e figurantes. Como resultado desta atividade foi realizado um pequeno vídeo que apresenta a atuação dos alunos em cena. Através da participação pode-se perceber o interesse dos alunos, que concretizaram seu conhecimento e aprendizagem de maneira diferenciada, criativa e dinâmica. 

- Ações didáticas no ensino de História: concretizando estudos sobre a imigração alemã no Vale do Paranhana - Cleusa Evanise dos Santos, Lana Martiéle Schorer e Murilo Cezar Flores
A imigração alemã caracteriza a história da região do Vale do Paranhana desde meados do século XIX e deixou marcas culturais visíveis. Conhecer a história da região em que se vive, proporciona ao educando uma oportunidade de se ver presente na história, assim como preservá-la. Neste intuito, trabalhamos no PIBID, com a turma da oitava série da Escola Estadual de Educação Felipe Marx - Taquara, todo o contexto histórico sobre imigração alemã no Vale do Paranhana. Como atividade principal do projeto, promovemos uma visita a Vila Germânica localizado no município de Igrejinha que congrega um conjunto de museus que representa a vida da colônia de imigração alemã desde as primeiras décadas da colonização - ocorrida no século XIX - até meados do século XX. O objetivo da visita foi proporcionar uma vivência da cultura e a educação patrimonial.

- Cultura Indígena e Arqueologia: implementando práticas na escola Willibaldo Bernardo Samrsla - Taquara (RS) - Élen Waschburger, Salete Rodrigues e Vanuza Alves Mittanck
O trabalho trata das atividades realizadas na Escola Estadual Willibaldo Bernardo Samrla – CIEP – a partir do subprojeto “Historiando aqui e agora” de História, através do PIBID. Nosso trabalho tinha como objetivo despertar o interesse no aluno para o contato, apropriação e proteção do patrimônio arqueológico dos povos que constituíram nosso território. Inicialmente as atividades destinavam-se ao contexto histórico da nossa pré-história e para isso foi explicado para os alunos, de forma sucinta a história dos povos indígenas do RS. Trabalhamos com imagens, oficinas de arqueologia e produção de cerâmica, visando instigar nos alunos a consciência de quão importante é o trabalho da história, da arqueologia e da preservação do patrimônio arqueológico. 

- A mulher como tema na sala de aula - Jéssica Manoela Rahmeier e Diéssica Stefanello
O presente artigo apresenta um trabalho realizado com alunos de Educação de Jovens e Adultos na cidade de Taquara/ RS, onde o tema foi “A MULHER”, com o objetivo de mostrar as transformações pela qual ela passou no decorrer da História, analisando como ela se inseriu em diferentes espaços, saindo do espaço familiar para ocupar funções dentro da sociedade, conquistando reconhecimento e respeito, mas também analisar como sua figura é comercializada nos meios de comunicação.

- "Mãos na massa": a utilização da culinária como fonte de aprendizagem - Dalva Reinheimer, Valdir dos Santos Silva e Vanuza Alves Mittanck
A partir dos trabalhos realizados com alunos de 7º ano participantes do PIBID da Escola Willibaldo Bernardo Samrsla – CIEP, na cidade de Taquara, sobre a temática de imigração da Colônia do Mundo Novo, foi possível conhecer os hábitos, tradições e modo de vida dos imigrantes alemães e italianos. Após a abordagem do assunto em sala de aula, os alunos foram convidados a participarem de uma atividade diferenciada, na qual iriam conhecer e acompanhar como eram realizados os principais alimentos destes imigrantes, o pão e a massa caseira. Com os produtos providenciados pelos bolsistas e disponibilizados para o uso dos alunos esses foram divididos em grupos e realizaram a receita de uma massa caseira tradicional e do pão caseiro, itens indispensáveis na mesa dos imigrantes. Foi uma atividade diferenciada e agradável, realizada com entusiasmo e dedicação pelos alunos que colocaram literalmente as mãos na massa. 

- Simulação Arqueológica - Renan Monteiro Dreyer
A atividade realizada com as turmas 64 e 69 do ensino fundamental do Centro Integrado de Educação Pública Willibaldo Bernardo Samrsla foi promovida pelo PIBID – Programa institucional de Bolsa de Incentivo a Docência –, executada por mim e minhas colegas Jessica Manoela Rheinheimer e Diéssica Stefanello, desenvolvida no Marsul – Museu Arqueológico do Rio Grande do Sul – e auxiliada pelo diretor do museu Jefferson Zuch Dias, no dia 21/08/2014. A visita ao museu foi de caráter técnico, e fez parte de uma serie de outras aulas executadas em sala de aula, incluindo uma atividade anterior à visita onde alunos escavaram artefatos previamente fragmentados e enterrados em um determinado local do colégio. No primeiro momento da visita os alunos puderam observar o acervo do museu, no qual puderam compreender quais são os materiais encontrados no trabalho de arqueologia rio-grandense e qual a ligação desses objetos com os trabalhados na atividade em questão. No segundo momento os alunos reconstruíram os artefatos fragmentados com auxílio dos professores presentes, momento esse registrado em fotografias. Acima de tudo o objetivo desse trabalho foi utilizar a arqueologia como ferramenta de compreensão dos aspectos históricos regionais para alunos de ensino fundamental da rede pública de ensino do Rio Grande do Sul. Os resultados alcançados foi o de os alunos conhecerem o trabalho de arqueologia no Rio Grande do Sul, mostrando-lhes os “tesouros” reais encontrados no desenvolver desse trabalho. A compreensão atingida pelos alunos sobre este os auxiliou em seus estudos na disciplina de história.

- Atividades desenvolvidas em sala de através do PIBID - Moisés Abraão Stein

A turma de acadêmicos foram acompanhados pelas professoras Dalva Reinheimer e Doris Fernandes.